terça-feira, 4 de abril de 2017

Gesso-Sancas e Rebaixos

Sanca aberta  é composta,como na maior parte das sancas,de uma base de aproximadamente 25 à 30cm da parede para o centro do ambiente .As sancas abertas têm um vão para a vazão de luz indireta com em media 6 à 8cm entre o teto e a borda da moldura. Podendo ter moltura ou não.
Sanca aberta sem moldura




Sanca aberta com moltura 


Sanca fechada:A unica diferença da sanca fechada para a aberta é que não tem o vão entre teto e o gesso,sendo assim,não tem luz indireta só direta.Pode ter moldura ou não.
Sanca fechada sem moldura

Sanca fechada com moldura 


Sanca Dupla aberta:é o mesmo sistema da sanca aberta só que duas vezes ela,ou seja, duas sancas abertas uma de frente a outra.Pode ter ou não moldura.
Sanca dupla fechada:igual a sanca dupla aberta,onde uma sanca fica de frente a outra pórem,como é fechada,não tem luz indireta,ficando a iluminação por conta dos spots,aparadamente dentro da sanca.
Sanca invertida aberta
è similar a um dos lados  da sanca dupla .È chamada de invertida porque,diferente da sanca aberta convencional,ilumina do meio para a parede,fazendo uma iluminação invertida.È usada para ´´lavar´´paredes com iluminação indireta.



Sanca invertida fechada:igual a sanca invertida aberta,que é voltada para a parede,pórem,não possui luz indireta e sim,luz direta através de spots,como se fosse a sanca dupla fechada .  
Sanca invertida fechada
Sanca rasgo de luz:È praticamente uma sanca dupla aberta,pórem utiliza lampada fluorescente embutida e o buraco do gesso é tampada com uma placa de acrilico.
Sanca rasgo de luz
Rebaixo de gesso
Em reformas é utilizado o forro de gesso rebaixado por imoveis antingos terem  pé direito alto,o que acaba sendo um inconviniente para a decoração e acabamento de ambientes.Sendo solucionado esse problema utilizando o rebaixo.Ele serve de suporte para os projetos de iluminação mais elaborados.Afinal este rebaixo serve principalmente para dar enfase e um destaque maior aos pontos de luz que podem valorizar,por exemplo,quadros ou então outros artigos de decoração.Na maioria dos casos ,são presos na laje superior tirantes de aço que sustentam os quadros em que serão fixas as peças do forro de gesso.Esse fica suspenso e pode ser cortado livremente para embutir luminarias,deixando um acabamento liso e m muito bem feito no forro.




Execução


Forro de Fibras

Fibras

O  Forro de Fibra Mineral é um material adequado para ambientes como escritórios, indústrias, hospitais e call centers devido a fácil instalação e manutenção que possui. É um material que oferece uma excelente absorção acústica e redução de ruído.
A composição deste produto envolve areia, vidro reciclado e lã de rocha, sendo um material incombustível, natural e reciclável.
As placas de forro de fibra mineral possuem tamanhos padrões de 625x625mm e 625x1250mm, com diferentes espessuras, acabamentos de bordas e de superfícies. As placas são encaixadas no sistema modular de forro, montado com estrutura em aço galvanizado, que facilita a instalação e a manutenção. Cuidados, porém, devem ser tomados ao instalar em áreas abaixo de telhado de aço ou de fibrocimento, prevendo-se, neste caso, manta termo acústica para evitar uma alta temperatura no entre forro. Além disso, este produto não pode ser instalado em áreas externas ou internas abertas.
Há diversos modelos de forro de fibra mineral disponíveis no mercado que atendem a variados requisitos acústicos solicitados em projetos.
Benefícios do Forro Mineral
·         Alguns dos principais benefícios do forro mineral são:
·         Leveza: o forro mineral é leve, pesando muito menos que um forro de gesso acartonado convencional;
·         Flexibilidade: existem muitas modulações, acabamento e detalhes de bordas de forros minerais;
·         Resistência à umidade: mesmo em ambientes como banheiros ou vestiários,onde a umidade do ar pode alcançar altos índices
·         Desempenho acústico: o desempenho acústico e térmico do forro mineral é excelente;
·         Estabilidade: os forros minerais são isentos de trincas ou de fissuras provocadas por movimentações ou vibrações;
·         Resistência ao fogo: os forros minerais têm bom comportamento frente ao fogo;
·         Ótimo de acabamento: os forros minerais dispensam a pintura ou qualquer outro acabamento;
·         Garantia de qualidade: são confeccionados sob rigorosos controles de qualidade;
·         Minimização de resíduos e desperdícios: possuem sistema de montagem fácil e inteligente;
·         Rápida execução: têm instalação simples e prática;
·         Facilidade para manutenções: o sistema é todo desmontável e remontável, o que permite facilmente executar a manutenção de elementos acima do forro.
Instalação
Não é recomendado que o forro seja instalado diretamente abaixo da estrutura do telhado

A estrutura metálica que suspende o forro mineral é composta por perfis estruturais e tirantes fixados na laje. A aplicação deve ser feita na fase de acabamento da obra e arranjada junto a outros sistemas, como hidráulico, elétrico, de ar ou de gás.
Os equipamentos necessários para execução do serviço são: lápis para demarcação e furadeira ou pistola de fixação. Para auxiliar a tarefa, o ideal é ter um kit com ferramentas básicas contendo trena, nível, prumo, linha de marcação, estilete, serra manual, esquadro, rebites, parafusos, buchas e chave de fenda.

Vídeo passo a passo (https://www.youtube.com/watch?v=iSybSTAb0_w)

Referências

http://www.polodivisorias.com.br/dt_portfolio/forro-de-fibra-mineral/
https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/forros-minerais-como-instalar_12847_10_0
http://construindodecor.com.br/forro-mineral/

Forros metálicos

        Forros metálicos são fabricados em aço galvanizado e pintados eletrostaticamente a pó. Estão disponíveis em diversos modelos , cada modelo tem seu acabamento diferenciado, porém todos eles tem muita resistência e durabilidade.
      


        Geralmente forros metálicos são utilizados em ambientes coorporativo como escritórios, restaurantes e lojas.

Execução:



Fontes:
http://www.archdaily.com.br/catalog/br/products/3467/forros-metalicos-hunter-douglas-brasil
http://www.isar.com.br/servicos/forro-termoacustico/forros-metalicos/

Forros- Madeira

       Forros de madeira são muito versáteis no que diz respeito ao estilo, dependendo do ambiente pode ficar moderno, rústico, elegante... A madeira sempre traz a sensação de acolhimento, por isso é interessante usar forro de madeira com vigas expostas em ambientes "frios".
       


      Entre os tipos de madeira para forros cedrinho, ipê e jatobá. Em forros de madeira podemos deixar as tesouras expostas:






Execução:



Fontes:
http://www.projetomadeiras.com.br/forro-madeira.php
http://aprendaaconstruirereformar.blogspot.com.br/2010/12/forros-de-madeira.html
http://casanostra-cn.blogspot.com.br/2011/08/forros-de-madeira.html

Forro - Sancas de Poliuretano e Poliestireno

Sancas de Poliuretano e Poliestireno (“Isopor”)

A sanca, também chamada de rodapé de teto ou moldura, é um elemento que valoriza a decoração. Sua presença suaviza a quina de encontro da parede com o teto, permitindo um melhor acabamento, inclusive de pintura (teto/sanca de uma cor e a parede de outra).
As sancas de gesso são as mais comuns, mas se você procura uma solução mais fácil e que produza menos sujeira, as de poliestireno (chamadas de “isopor”) e as de poliuretano são ótimas ideias para a substituição.
  • ·         Poliestireno expandido (EPS): “Isopor” é o nome comercial (marca) mais conhecido para o produto chamado EPS (poliestireno expandido). Este, quando possui material cimentício em sua composição (e às vezes tela estrutural), pode substituir molduras de concreto, aceitando a aplicação de massas e pinturas. A grande vantagem é o peso reduzido. Onde utilizar? Em ambientes externos: peitoris, guarnições, frontões, molduras de portas e janelas, etc (fachada).
  • ·         Poliuretano: as sancas deste material podem ser instaladas em ambientes internos ou externos. Possui alta densidade, mas também flexibilidade (o que evita a ocorrência de trincas). Este material aceita vários tipos de pintura e é imune ao ataque de mofos, insetos e bactérias.


Onde Utilizar

  •          Poliestireno expandido (EPS): especialmente em ambientes externos, como fachadas (molduras). Também pode ser utilizado em ambientes internos;

  • ·       Poliuretano: em ambientes internos e externos.


                                Exemplos da aplicação de molduras e acabamentos em EPS em fachadas.
Sancas e acabamentos em poliuretano em interiores.


Vantagens
  • ·         Podem ser utilizadas em ambientes úmidos, como banheiros, pois tem baixa absorção de água;
  • ·         Não mancham e não sofrem ataques de fungos e bactérias;
  • ·         Sua instalação é fácil e rápida, muitas vezes sem sujar a pintura existente;
  • ·         É fácil realizar emendas quando há quebra ou dano (o gesso, com o tempo, costuma apresentar fissuras pela trepidação/movimentação da estrutura do edifício/casa);
  • ·         Podem ser instaladas em paredes arredondadas (é flexível);
  • ·         Não são tóxicas, não produzem CFC e podem ser recicladas 100%;
  • ·         Suportam altas temperaturas (algumas marcas até 80ºC);
  • ·         Podem ser coladas sobre madeira, azulejo, vidro, espelho, parede, teto, metal, etc.

Acabamentos
  • ·         Poliestireno expandido (EPS): podem ser pintadas com tinta PVA ou a base de d’água já no dia seguinte à sua instalação. Uma lixa fina pode ser utilizada para retocar alguns pontos e uniformizá-la;
  • ·         Poliuretano: aceita vários tipos de pintura.

                                                 Estes são alguns modelos de sancas

Manutenção                                             

Podem ser limpas com água e sabão ou álcool;

Informações Adicionais
  • Algumas dicas são importantes para quem quer instalar as sancas por conta própria, ou ainda quer dicas decorativas para seu ambiente:
  • ·         Onde houver papel de parede poderá ser fixado apenas no teto. Para isso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional;
  • ·         Para a colagem utilize cola específica para sancas de poliestireno e poliuretano;
  • ·         Após a instalação com cola, você poderá utilizar massa corrida e lixa fina para preencher pequenas falhas – o ideal é deixar a pintura das paredes para o final;
  • ·         Dica decorativa: normalmente o teto e a sanca são pintados da mesma cor. O branco amplia a sensação do espaço, gerando a sensação de um pé-direito maior. Quando as paredes recebem a pintura de um "branco suave" (com uma tonalidade pastel, clarinha), em contraste com o branco do teto/sancas, o ambiente torna-se charmoso e confortável.
  • ·         Também é possível utilizar molduras e acabamentos diversos, como rodapés, em EPS e poliuretano. 
Como Instalar as Sancas
Saiba como instalar roseta, rodateto, rodameio e rodapé em eps ou isopor. Fonte: Gart Acabamentos - Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=zzo0BxKFcg4)

Referências

http://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/sancas-de-poliuretano-e-poliestireno.html

Forros- Tintas

      Pintar forros com tinta é uma boa forma de mudar o ambiente sem gastar muito, pois qualquer forro pode ser pintado, apenas não devemos usar tinta a óleo em forros que não são de madeira. Tanto o material quanto a mão de obra são baratos. O forro mais pintado é o de geso, por ser mais liso. Pode-se pintar uma cor única ou estampar.
Forro de gesso pintado

Forro de pvc pintado
Forros de pvc devem se pintados com tinta esmalte ou epoxi.

Execução:

Pintar forro de gesso:

1º Passo: Utilize uma espátula ou lixa para remover rebarbas e partes de gesso solto.
2º Passo: Remova a poeira do teto de gesso, aplique uma demão de selador acrílico ou fundo preparador a base de esmalte e deixe a superfície secar bem.
3º Passo: Emasse o teto de gesso com massa corrida para corrigir as falhas das emendas.
Observe que uma demão de massa é o suficiente para emassar o teto, porém, as vezes é preciso passar duas ou até três demão de massa em algumas partes para melhorar o emassamento.
4º Passo: Após a massa secar é necessário lixar a mesma, remover  a poeira da lixa e aplicar outra demão de selador acrílico.
Finalização: Aplique três demão de tinta látex pva ou tinta acrílica e finalize o serviço de pintura.


Fontes:
http://www.comopintar.com.br/qual-o-procedimento-para-pintar-forro-de-gesso/
http://www.cecorienta.com.br/perguntas/qual-tinta-devo-usar-para-pintar-um-forro-de-pvc/2028

Gesso Drywall

Forro de drywall:

Técnica vinda dos estados unidos e muito usada no mundo inteiro, e que está ganhando bastante espaço no cenário brasileiro. Consiste em uma estrutura feita com perfis de aço e suspensa por arames, as chapas de gesso que são fabricadas envoltas em uma camada de papel de cada lado, são parafusadas na estrutura. Para acabamento são usadas fitas de papel nas juntas e depois passa-se massa especial para drywall.

Vantagens do forro de drywall:

Instalação mais rápida e com menos sujeira.
Tempo de cura antes da pintura muito mais rápido, cerca de um dia.
Está menos sujeito a trincas, por isso é mais recomendado para uso em grandes áreas bem como locais com estrutura de ferro ou de madeira como pavilhões ou casas sem laje.
Mais facilidade para instalação de lã de vidro ou lã de rocha para auxiliar no conforto termo-acústico.
Em caso de reparos no forro de drywall é mais rápido e faz menas sujeira.

Desvantagens do forro de drywall:

Ainda pouco usado no Brasil se comparado a outros países, por isso temos poucos profissionais atuando no ramo.
Preço um pouco mais caro em relação ao gesso comum.
Bem mais sensível a umidade.
Profissionais despreparados, por ser uma técnica bem parecida com o serviço de gesso comum muitos profissionais que já trabalhavam com o gesso acabam pegando o forro de drywall para fazer sem ter passado por nenhum curso.

Aplicações

Atualmente no Brasil essa técnica é mais aplicada em prédios ou salas comerciais, escritórios, hospitais, restaurantes, casas de espetáculos, escolas, shopping centers, entre outros, porém, é uma questão de cultura, pois todas as vantagens de aplicação desse sistema servem tanto para comércio quanto pra residência, por ter ótimo acabamento e permitir layouts diferenciados na decoração, além de fácil distribuição de pontos de luz, caixas de som, tubulações, entre outras vantagens.
Além de ser rápido de montar o drywall ainda isola ruídos e tem um acabamento preciso, deixando o ambiente muito bonito e aconchegante. Um cuidado maior deve ser tomado no momento de aplicar as placas de gesso acartonado com sistema drywall em áreas úmidas. Pois há placas para áreas secas, úmidas e molhadas, ou seja, elas são preparadas para serem aplicadas em áreas como cozinha, lavanderia, etc. Para isso, é sempre bom consultar um profissional.
Existem quatro tipos de forro drywall: estruturado, perfurado, aramado e removível. Os três primeiros são fixos e proporcionam superfícies monolíticas, sendo executados com chapas com bordas longitudinais rebaixadas, que devem receber tratamento de juntas para uniformização da superfície. O último é executado com chapas com bordas quadradas ou tegulares.

Estruturado

É formado pelo parafusamento de uma ou mais chapas de gesso para drywall (com 1.200 mm de largura) em estruturas de aço galvanizado. A estrutura é suspensa por meio de pendurais. O pendural de uso mais freqüente é composto por um tirante (que é fixado na laje superior) e um suporte nivelador. Há também pendurais compostos de perfis ou fitas metálicas.

O perímetro do forro pode ser executado com cantoneira, no caso de forro estanque, ou tabica, no caso de forro dilatado. Também é possível executar outros detalhes de dilatação perimetral ou no meio do pano do forro.
Perfurado

É uma variante do forro estruturado, porém com o uso de chapas perfuradas, que auxiliam na absorção sonora, que pode ser acentuada com o uso de lã mineral ou de vidro no entreforro (plenum do forro).

Aramado

É formado pela justaposição de chapas de gesso com 600 mm de largura unidas por meio de junções H. É suspenso por arame de aço galvanizado no 18 (1,24 mm de diâmetro). A estruturação é completada com nervuras de chapas de gesso. O perímetro do forro aramado pode ser estanque ou dilatado.


Removível

Formado pela sobreposição de chapas de gesso em perfis do tipo T. A dimensão das chapas varia de acordo com a modulação da estrutura. O forro é composto por uma só camada de chapas, que podem ser removidas para acesso às instalações do plenum.



           Como instalar o drywall

            Vídeo passo a passo (https://www.youtube.com/watch?v=VxP854xGYjc )
            
           Referências

             http://www.drywall.org.br/index1.php/8/forro

Forro de gesso acartonado

      Foi desenvolvido para todos os tipos de construção. É feito de placas de gesso parafusadas sob perfilados de aço galvanizado longitudinais, suspensos por suportes reguladores e interligadas por tirantes em aço galvanizado até até o elemento de suporte (laje, metal ou madeira)



      São leves, permitem vários tipos de pintura, próprios para sanchas e nichos, econômicos, imunes a cupins, não trincam, são de montagem rápida, acústicos e práticos.

Execução:




Fontes:
http://drywall.arq.br/forro-de-gesso-acartonado/