terça-feira, 21 de março de 2017

Forros de Gesso placas

Esse tipo é o mais conhecido e,normalmente ,é bem mais barato que o forro de gesso acartonado.Ele é feito com placas de gesso encaixadas,de forma que precisa ser instalado por profissionais realmente qualificados  para que se obtenha um alinhamento perfeito.
Contudo,o que algumas pessoas não gostam neste tipo de forro é que ele demanda mais trabalho na colocação e faz bastante sujeira ate ficar pronto.Ele também é um pouco mais pesado que o forro de drywall,pois a dimensão das placas é menor,precisando de mais arames para sua sustentação.Por outro lado,pelo custo benificio do material,o forro em placas é uma otima opção para ser colocado em ambientes não tão grandes,onde o risco  de dilatação é menor e onde ele não ficara tao pesado.Tambem devem ser utilizadas em apartamentos novos que tem limitação de moveis ou cuidados com o piso.
Execuçaõ:

Ladrilho


Ladrilhos Hidráulicos 

Ladrilho hidráulico ou piso hidráulico (às vezes impropriamente chamado azulejo hidráulico), é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.
Foi apresentado como alternativa ao mármore ou como uma "cerâmica" que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 1960, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos menos elaborados e mais rentáveis.
Os ladrilhos hidráulicos fizeram muito sucesso nas décadas de 30 e 40 e, bonitos e versáteis (podem ser aplicados em várias áreas com diversos desenhos), começam a cair de novo no gosto das pessoas.  Por serem produzidos um a um, os ladrilhos são vendidos sob encomenda e é preciso cuidados extras na armazenagem e assentamento: as peças devem ser guardadas sobre paletes face a face e ser assentadas no estágio final da obra, para evitar que sujem ou quebrem devido à porosidade do ladrilho. A aplicação em calçadas e áreas públicas dispensa a resina protetora, mas a área também deve estar livre de sujeiras.
Normalmente o assentamento é feito com junta seca, sendo as peças colocadas próximas uma das outras. Caso o cliente opte pela colocação rejuntada, deverá utilizar rejunte especial fornecido pelo fabricante.
A partir da escolha do molde, é possível criar as mais diversas cores e paginações: borda, tapetes, contínuos, florais, patchwork (trabalho artístico com retalhos e sobras) e acabamento de rodapé. No processo de montagem, o fabricante ou arquiteto deve fornecer a planta para facilitar o assentamento.


Características técnicas

Os ladrilhos hidráulicos são fabricados artesanalmente, em moldes de ferro. São feitos com cimento branco, quartzo, diabásio e pó-de-pedra. Podem ser coloridos normalmente com até cinco tons, com base em 30 cores de tinta.
Os produtos levam o nome de ladrilho hidráulico porque passam cerca de oito horas debaixo d'água para a cura.
A espessura das peças varia de  2 cm a 3 cm e o tamanho padrão  é de 20 cm x 20 cm com resistência à tração na flexão de até 5 MPa.
Os ladrilhos possuem alta durabilidade desde que a instalação e manutenção sejam feitas de acordo com a orientação do fabricante.



Passo-a-passo
Material utilizado e equipamentos de segurança:

Luva, óculos de segurança, máscara, desempenadeira de aço, desempenadeira denteada, régua de alumínio de 1 m, colher de pedreiro, uma caixa de massa e trincha. Para o acabamento: rolo de pêlo curto, resina especial (fornecida pelo fabricante) e pano úmido alvejado limpo.


Preparação do contrapiso

1 - Com o contrapiso nivelado e limpo faça uma camada de argamassa de aproximadamente 1 cm de espessura. Utilize a caixa de massa para evitar sujar o espaço e a desempenadeira denteada. No caso de peças com tons claros como bege, branco e craft-claro, opte pelo uso de argamassa branca.




Nivelamento das peças

2 - O ladrilho possui de 2 cm a 3 cm de espessura e a diferença tolerável entre as peças é de até 2 mm.  Essa diferença deverá ser tirada durante o assentamento, colocando mais ou menos argamassa na face interior do ladrilho. Fique sempre atento para que as peças estejam com a mesma altura. Importante: certifique-se de que as pontas do ladrilho também estão com argamassa, para evitar que as peças trinquem depois de assentadas.



Referências
http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/19/revestimento-ladrilhos-hidraulicos-103311-1.aspx

Piso Emborrachado

Piso emborrachado – Tudo sobre piso de borracha

Recomendados principalmente para locais com grande tráfego, como hospitais, comércios, hospitais, salas de ginástica etc., o piso emborrachado é altamente resistentes e garantem segurança, pois além de um caminhar macio, são antiderrapantes. Para escolher o tipo de borracha adequada é necessário verificar as condições do ambiente que se deseja fazer a aplicação, bem como analisar sua funcionalidade. Os modelos mais conhecidos de piso de borracha no mercado são: pastilhado ou moeda, que é o mais comum que existe e é usado em indústria, lojas, escritórios, escolas, estações de metrô, shopping centers, hotéis etc. e tem ótima ação antiderrapante; o liso, encontrado em academias, igrejas, comércio etc., mas não tão antiderrapante quanto os demais; o grão de arroz, usadas em escadas, rampas ou passagens para áreas molhadas. Esse tipo é o modelo mais antiderrapante dos demais; o ripado, bem similar ao grão de arroz; e o teclado, encontrado mais em edifícios, cinemas, teatros, clubes, etc.

Características do piso emborrachado

O piso de borracha pode ser feito com material natural, sintético (similar ao natural, mas produzido em laboratório artificialmente de uma síntese de componentes) ou reciclado (geralmente de pneu, que contribui em usar materiais renováveis e tecnologias que exijam menores riscos ambientais, ou seja, são ecologicamente corretos). O piso reciclável pode ser aplicado sobre qualquer tipo de piso (cerâmica, madeira, cimento etc.) sem removê-lo, mesmo se tiver defeitos. É economicamente vantajoso, já que não gera resíduos e por isso não necessita de mão de obra ou aquelas caçambas de recolher entulhos. Além disso, possuem propriedades antichamas (à prova de fogo), proteção UV (radiação ultravioleta), atóxicos (que não é tóxico ou venenoso) e de fácil higienização. É um tipo de piso que retém menos calor que o de concreto – são resistentes a intempéries (ações climáticas), ou seja, possuem estabilidade térmica – e a superfície resinada ainda permite grande durabilidade ao produto, que chega a durar até 20 anos sendo resistente ao desgaste (se bem cuidado).


Ainda sobre as vantagens de um piso emborrachado, suas propriedades possibilitam conforto acústico (amortece impactos e sons) e são resistentes à abrasão – desgaste causado na superfície por raspagem ou fricção (atrito). Além das propriedades físicas vantajosas, este tipo de piso permite a aplicação direta de tinta epoxi para piso, sem danos aparentes.

Instalação de piso de borracha

A instalação desse tipo de piso é rápida e a aplicação é feita em forma de placas com argamassa, cola acrílica, poliuretânica (referente ao grupo
de substâncias sintéticas, resinosas, esponjosas ou borrachudas usadas como isolantes, adesivos etc.) ou betuminosa (que contém betume, uma mistura de substâncias provenientes da decomposição de matérias orgânicas e consistindo especificamente de hidrocarbonetos e produtos mais ou menos oxidados e azotados, que é usado como impermeabilizante diretamente na superfície). Deve ser aplicado em contrapiso limpo, isento de umidade ou sobre outros revestimentos (com exceção da madeira).


Piso Emborrachado para Pavimentão


Esse tipo de piso pode ser usado em ambientes externos, mas é extremamente importante mantê-lo sempre limpo. Se sujar, deve ser limpo imediatamente, pois fica extremamente escorregadio. O revestimento é difícil de manter, pois como a sujeira se acumula com mais rapidez do que em outras superfícies, por não ser liso e plano, como pisos de madeira por exemplo, deve ser varrida e aspirada. Porém, não são todos os produtos que podem ser usados, especialmente a acetona, os solventes ácidos e a terebintina (nome comum às resinas que se extraem de certas árvores, especificamente as coníferas usadas como solvente), pois podem causar danos ao revestimento emborrachado, deslocando-o da base de adesão, assim como não usar água em excesso pelo mesmo motivo. O piso dever ser lavado com pano úmido bem torcido com um pouquinho de detergente neutro diluído. A cera acrílica (resina sintética) mantém o brilho e facilita remoção da poeira.
O custo inicial do revestimento de borracha pode sair um pouco mais caro, mas a longo prazo – e se bem cuidado, claro – pode durar bastante tempo.
Referências
http://construindodecor.com.br/piso-emborrachado/
http://www.3rplasticos.com.br/placa-de-piso-emborrachado-antiderrapante









Piso PVC

Ele conta com um otimo desempenho acustico e caracteristicas termicas que agregam temperaturas agradaveis aos ambientes.Tambem permite a personalização e inovação das peças com uma decoração diferenciada pelo material utilizado.
Além disso,é muito resistente,de alta durabilidade,antialérgico,macio,anti-chamas,não retém poeira é facil para limpar.Existem três tipos de piso de vilico:em manta,placa e com tons de madeira.
Material facil de limpar e de aplicar,higiênicos,com varias espessuras,padronagens e opções de apresentação:em mantas,réguas,placas.Sob o ponto de vista da construção verde,estão alinhados com conceitos atuais de sustentabilidade ambiental porque são 100% recicláveis,permitem flexibilidade de uso:em ambientes corporativos  já esta consagrado:escritorio,hospitais,escolas são referencia em aplicações gerada pela necessidade de resistência ao alto trafego e pelas características de facil manutenção e de assepsia do produto.Podendo tambem ser   aplicadas nos closets pela facilidade de higienização,pela baixissima rugosidade que evita o acumulo de pó;também nas salas de jantar e de estar da familia porque são areas  que coindidem com a passagem para a cozinha e outras adjacentes.






Instalação:é  feita com adesivos á base de agua,e facil aplicação gera economia não sóna hora da troca como na remoção de entulhos,etc.

Observação:hoje em dia a maioria dos pisos de vinilicos sao de pvc.

sábado, 11 de março de 2017

Piso cimentício

Suas características que o definem são durabilidade e praticidade tendo outros caracteristicam que o definem.
Durabilidade e resistência-esse piso é muito utilizado em fabricas que acabou ganhando  muitos arquitetos pelas suas características ele suporta  trafego constante e pesado.Por isso,utilizado  em areas como garagem.Para garantir garantir essas garantir essas características ,basta instalar o piso corretamente.
 Com o avançoda   Tecnologia o piso cimenticio não absorve muito calor do sol,ou o frio dos dias de baixa  temperatura,por ser atermico.Por isso ele  é  tão adotado em areas ao redor da piscina,ou qualquer ambiente outra parte  do ambiente externo,facilitando com que os moradores possam aproveitar o quintal em  qualquer epoca do ano.Além disso ,o piso cimenticio é antiderrapante,tanto quando molhado como quando seco.Por essas caracteristicas é utilizado em banheiros.E por ultimo vem a questão ecologica:fabricados artesanalmente,os pisos e  revestimento cimenticios contam com reaproveitamento de materiais reciclados,baixo consumo de energia e não utiliza forno,impactando,portanto,muito pouco no ambiente e a textura do piso e o revestimento nesse material  por causa do avanço da tecnologia tem aspecto bem natural   que agrega conforto e beleza a qualquer projeto.È uma opção moderna e combina bastante com ambientes com decorações rustica,inclusive devido aspecto artesanal.Os pisos e revestimento em cimenticios podem ser encontrados em uma ampla variedade de cores,texturas,tamanhos e formas.







Execução:

piso de porcelanato

Polido porcelnato tecnico tambem conhecido por esse modelode revestimesnto é caracteristico por seu brilho intenso que chega a refletir é capaz de criar um  ambiente lindo.
Acetinado tem acabamento com com menos brilho,e como o proprio nome ja diz,aparenta ter acabamento acetinado.Esse modelo torna-se menos cansativo a vista,por ter menos brilho e deixa o ambiente até mais aconchegante,ideal para salas e quartos,afinal ter um quarto aconchegante é ideal para relaxar.
Esmaltado o porcelanato esmaltado é um tipo de porcelanato que recebe uma camada de esmalte por cima do revestimento.Alem de ser esmaltado,esse tipo de piso  recebe outras caracteristicas relacionadas a sua superficie que pode ser lisa,aspera,brilhante ou mate.Para quem for usar esse modelo tem que ter atenção com o PEI quanto maior for ,maior sera  durabilidade do piso.
PEI 1:areas com pouquissimo atrito,em pardes é recomendada.
PEI 2:tem baixa resistencia é indicado em áreas com poucos circulação.
PEI 3;intermidiario por isso já tem maior durabilidade e pode ser instalado dentro de casa.
PEI 4:a qualidade já é bem maior e a instalação pode ser feita em área com mais circulação como hall  de entrada e salas.
PEI 5:considerado o de melhor resistência e por isso sua durabilidade é maior.Pode ser usado em áreas externas e com muita transição de pessoa. 
Execução: 
aplicação da argamassa depois de  preparar a área e também já ter preparado a argamassa e estudar bem o projeto.
comece aplicando a argamassa,em partes,na superfície onde você irá assentar o porcelanato. Na hora de colocar a argamassa use o lado liso da desempenadeira,e ão se esqueça de gerar um espessura de 5 milimetro. Depois de aplicada a argamassa com o lado liso é hora de fazer   alguns sulcos na massa.Para isso utilize o lado dentado da desempenadeira e faça os sulcos em toda a argamassa.
Antes de jogar o porcelanato na argamassa é preciso antes colocar um pouco de massa no fundo da peça da mesma maneira,primeiro com a parte lisa e em seguida formando sulcos  com a parte dentada.Assentamento da peça já ter a massa no seu fundo basta posiciona-la onde a mesma será aplicada e ir movimentando-a levemente até que ela chegue a posição que você deseja.Depois de assentada não se esqueça de ir retirando aqueles excessos que geralmente ficam entre uma peça e outra.Depois de assentada todas as peças,aplique um rejunte de sua preferencia sobre os vãos das peças.Em seguida é só limpar,retirando os excessos e pronto.

terça-feira, 7 de março de 2017

Piso de pedra


      Pisos de pedra são mais popularmente utilizados em ambientes externos por serem mais grosseiros, porém podem ser utilizados no interior causando um efeito que fica geralmente rústico, em banheiros fica muito interessante, devemos tomar cuidado ao botar piso de pedra juntamente com parede de pedra pois pode ficar parecendo uma caverna. Podem ser utilizados diferentes tipos de pedra dependendo do efeito desejado.
Box de pedra criando um efeito relaxante.



Sala rústica



     As pedras naturais são apresentadas no mercado geralmente em duas formas: em lojas de pedras que ficam expostas em grandes quantidades ao ar livre (em tamanho inteiro, ou cortadas em filetes, as chamadas "canjiquinhas"), ou em lojas de revestimentos, quando elas já vem paginadas e em placas, presas à telas. A primeira opção é ideal para dar um aspecto mais "natural", enquanto o segundo, é mais indicado para ambientes de interiores mais detalhistas e com maior grau de perfeição. As placas são mais caras que as vendidas em unidades, e ambas tem preço que varia entre 20 e 80 reais o m².
       O tipos mais utilizados são: mineira, são tomé, pedra ferro, goiana, portuguesa...depende da região do Brasil  e do efeito que se deseja obter!  Elas podem variar muito: cor, tamanho, textura.


Como Aplicar:


Fontes:
http://casaeconstrucao.org/revestimentos/piso-de-pedra/
http://arquitetablog.blogspot.com.br/2012/01/pedras-na-decoracao-como-especificar.html

Piso flutuante

Piso flutuante

O que é?

O termo que parece tão distinto se refere aos tipos de pisos que não são diretamente fixados ao chão. Por exemplo, o piso frio é fixado através da argamassa. Neste caso, o termo flutuante se refere as peças que são encaixadas entre si e, geralmente, instaladas acima do contrapiso com uma manta entre as camadas.

Para ficar ainda mais claro, este tipo de revestimento costuma ser conhecido como piso que imita madeira e pode receber nomes diferentes de acordo com o tipo de acabamento – laminado, vinílico, carpete e madeira estruturada.  

Vantagens e desvantagens do piso flutuante

Vantagens

Semelhança com madeira: uma das propostas deste tipo de piso é a aparência muito próxima da madeira, mas com custo menor.

Instalação: o tempo para revestir o chão é bem rápido e a aplicação dispensa obras grandes e sujeira.

Isolamento: o piso bem aplicado com a manta intercalando tem um ótimo resultado para quem mora em apartamentos, já que tem baixa reprodução do som no andar abaixo.

Custo: o preço bom é uma das características desse tipo de revestimento, já que costuma ser mais barato que madeira e até algumas opções como porcelanato.

Temperatura: se você mora em uma região fria pode comemorar, pois este tipo de piso não fica gelado como as cerâmicas.

Desvantagens

Barulho interno: apesar de não fazer tanto barulho para o andar abaixo, o piso costuma refletir mais os sons dentro do próprio lar, com a queda de objetos no chão ou até com saltos de calçados.

Não resistente a água: infelizmente algumas versões não resistem ao uso de água, por isso não devem ser utilizados em áreas molhadas e só devem ser limpos com pano úmido.

Cores e texturas

Tons claros


Para o quarto, a aposta foi valorizar os tons claros desde a parede e até o piso, e neste revestimento, a escolha foi pela cor Evidence Kalahari da Eucafloor.

No quarto de bebê a tonalidade mais suave evita deixar o resultado pesado demais para o ambiente infantil, e neste caso o Carvalho Viena (Durafloor) foi o revestimento usado para a decoração com tons de bege e branco.

No quarto de casal moderno, o piso Evidence (Eucafloor) serviu não só para cobrir o chão, mas também para revestir a base que serve de apoio para a cama.

Com um tom de marrom mais suave, o Prime Nogueira Natural da Eucafloor reveste o piso e combina com o painel de madeira da parede que serve como substituto da cabeceira.

A cor clara – Savoy, Durafloor – dá luminosidade para o corredor e deixa as características da madeira, como texturas, com mais evidência.

 Para o quarto infantil a escolha foi por uma tonalidade clara que mescla tons, característica da madeira natural. E neste caso, o modelo foi pelo laminado Maple Verona da Durafloor.

A sala pequena pede opções de cores claras, e neste projeto o piso é o Amendola Vergara (Durafloor), que entrega uma tonalidade de madeira bem clara característica da própria Amêndola ou também chamada de Bracatinga.

Como instalar piso flutuante

Vídeo explicativo
https://www.youtube.com/watch?v=tXlyCa7qFdE

Referencias

http://casaeconstrucao.org/revestimentos/piso-flutuante/

Piso Vinílico

     O piso vinílico é muito usado em ambientes corporativos, como hospitais, escritórios e escolas por causa de sua resistência ao alto tráfego e por ser de fácil manutenção e limpeza. Ele não é muito utilizado em residências, e quando é geralmente fica restrito à cozinhas e banheiros, porém poderia ser utilizado em outros ambientes, pois além de ser bonito é higiênico, barato, fácil de aplicar e oferece conforto térmico.
     No brasil seu uso se limita a banheiros e cozinhas, mas nos estados unidos e Europa é mais fácil vê-lo cobrindo outros ambientes. A crescente preocupação das famílias com ácaros e acumulo de pó abre caminho para seu uso em outros cômodos, para não prejudicar a decoração, basta lançar mão da diversidade de padronagens, cores e formas do produto.

Piso vínilico aplicado em sala de estar


Como Aplicar:




Fontes:
http://www.leroymerlin.com.br/dicas/diferencas-pisos-vinilicos-e-pisos-laminados
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=14&Cod=194

piso laminado

È um piso constituido de laminas de mateiras em larguras e comprimentos variados,compostas de aglomerados HDF.
A camada superior exige estampa decorativa e vem protegida pelo overlay(resina de melamina)
È importante saber que o quanto mais denso for o substrato,mais resistente sera o produto final.
È funcional como isolante termico,e principalmente acustico.
Características do piso laminado:
                                                 Piso laminados de madeira
È uma piso constituído de laminas de madeira com 7mm de espessura em larguras e comprimento variado.A principal características do produto de madeira natural e revestido com verniz.A opção por esta linha de produto se da normalmente em função da beleza da madeira, onde cada régua tem o seu desenho e tonalidade exclusiva,formando no conjunto uma harmonia que a natureza criou.O verniz utilizado nos pisos de madeira laminada são de ultima geração com alta tecnologia e podem ser de diferentes níveis a desgastes e riscos.
É um piso  para a utilização em residencias ou ambientes de trafego leve.São de fácil instalação e antialérgicos.


Pisos laminados de alto trafego
Tem a principal características a sua resistência ao desgastes e riscos.São fabricadas com base em HDF(micro partículas de madeira prensadas em alta densidade),revestidas com papel decorativo nos mais variados padrões.Estão disponíveis produtos para aplicação residencial e comercial.
A fácil aplicação e limpeza a resistência á luz solar,riscos,manchas e brasas de cigarros.
Utilização 
Pode ser instalado em qualquer ambiente residencial ou comercial de acordo com a indicação de uso e que não esteja exposto a umidade nem á incidência solar continua.Não pode ser colocado em áreas molhadas como banheiros,cozinhas e áreas de serviço.
Instalação
Aplicação da cola em toda a extensão dos encaixes e na quantidade correta.
Deixar espaço para a dilatação de no minimo de 15mm nas paredes e instalação de juntas de dilatação entre os ambientes e em áreas com mais de 100m2. Utilização de cintas de tração para uma perfeita junção das réguas. Aplicação da manta de amortecimento,lona de proteção contra umidade em pisos térreos e regularização de pisos quando necessário .

Lajotas


LAJOTAS


As lajotas são materiais indispensáveis nas construções optantes por uma cobertura mais resistente e que dispensa manutenções periódicas em um pequeno intervalo.
Para quem não sabe, as lajotas são confeccionadas com argila e possuem como característica o fato de sua geometria ser vazada, ou seja, lajotas ocas, mas que também não deixe de ser resistente. Devido ao fato de ser vazado, o Lajotão Colonial não deixa de ser forte e resistente a abrasão, podendo ser usado em garagens, jardins entre outras áreas externas.
Por isso, as lajotas feitas e comercializadas pelo Lajoteiro constituem material forte e ao mesmo tempo resistente. Leve, que possibilita um melhor manuseio e uma cobertura mais adequada devido à qualidade de seus encaixes. Também merecem destaque por ser o material ideal para quem procurar por qualidade de vida e custo/beneficio.

MINERAIS DUROS

As lajotas podem ser diferenciadas pelos minerais que as compõem: duros ou suaves. As compostas de minerais duros, que são mais duráveis e podem suportar mais peso devido à sua resistência, oferecem um produto melhor e mais durável. Alguns tipos podem ser impermeáveis, como os de granito e ardósia. O basalto, o gnaisse e o mármore também são exemplos de lajotas compostas de minerais duros. Algumas lajotas contendo minerais duros, entretanto, não são impermeáveis, mas ainda assim são resistentes e duráveis, como o arenito.

MINERAIS SUAVES

Lajotas compostas de minerais suaves são mais pedras mais porosas e, portanto, não são impermeáveis. Logo, elas não devem ser usadas em degraus em áreas que exigem impermeabilidade, ou em áreas de índices elevados de precipitação (grande quantidade de chuva ou neve). Algumas lajotas compostas de minerais suaves incluem o calcário e o arenito. As pedras contendo minerais suaves são mais suscetíveis a rachaduras do que as contendo minerais duros, portanto considere esse fator ao usar materiais como o calcário e o arenito.

OUTROS TIPOS DE LAJOTAS

Qualquer pedra natural que possa ser cortada facilmente pode ser usada para fazer lajotas. Portanto, embora o granito, o calcário e o arenito possam ser cortados facilmente, outros tipos de pedras menos comuns também podem ser usados para fazer lajotas. Algumas pedras naturais nativas de áreas de pedreira que atendam suas necessidades paisagísticas podem ser incluídas nessa lista.

EXECUÇÃO

Vídeo explicativo de como colocar lajota.
https://www.youtube.com/watch?v=d7wBEJaqskg


REFERÊNCIAS

http://www.lajoteiro.com.br/casa-e-construcao/lajotas-evoluem-para-atender-aos-novos-tempos/
http://www.lajoteiro.com.br/casa-e-construcao/tipo-de-lajotas/

Piso de carpete


     Os carpetes eram moda antigamente, muito utilizado em apartamentos de vários estilos, hoje com várias outras opções ele tem ficado cada vez menos popular, talvez por causa da falta de praticidade, é como se você tivesse um bata tapetão colado em todo o chão, não é difícil imaginar que a limpeza não é fácil, o acúmulo de poeira com a umidade pode criar mofo e causar várias alergias, e, também, ele tende a marcar com facilidade, o que é um empecilho na hora de mudar os móveis de lugar.
     Apesar disso as vantagens podem compensar, para climas frios é ótimo, imagine levantar da cama descalço no inverno e pisar num carpete macio, o isolamento acústico é ótimo, diferente de um piso de madeira você pode caminhar pelo ambiente sem incomodar os outros com o barulho dos passos. Carpetes também passam uma sensação de aconchego inigualável.
     Um inconveniente dos carpetes é que devem ser usados apenas em quartos ou salas, usar em locais como cozinhas, banheiros, exteriores ou até halls de entrada pode fazer muita sujeira!


Sala muito aconchegante


Como Aplicar:



Fontes:
http://minhacasaminhacara.com.br/vantagens-e-desvantagens-de-ter-carpete-em-casa/
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/como-instalacao-carpete/

Metais

Revestimento de parede em aço inox
Quando se trata de revestimento de parede em aço inox surgem normalmente alguns mitos, principalmente relacionados aos custos em comparação a outros materiais para revestimento de paredes, entre eles o aço galvanizado. Portanto, para não se deixar levar pelos mitos e deixar de usufruir dos benefícios que o revestimento  em aço inox pode proporcionar é conveniente analisar os detalhes citados abaixo.
Porque o inox é pouco usado em casas?

Acredito que a tendência para 2011 é muito boa. Temos que pensar que o Brasil está crescendo e a construção está em alta. Só precisamos mostrar os benefícios do inox, além de divulgá-lo melhor e oferecer informações para que todos conheçam suas especificações técnicas. Hoje, ele é muito usado em bancada, guarda-corpo, corrimão, mas podemos utilizá-lo também em lustres, arandelas, rodapés, portas e guarnições de portas. Precisamos deixar a criatividade fluir. Tudo isso ajudará a ampliar a rede que processa os produtos. Há poucas indústrias e muita dificuldade para encontrar o material. Também não temos muita mão de obra especializada. A mesma serralheria que trabalha com alumínio e ferro poderia trabalhar com inox, no entanto, eles não dispõem de técnica e de trabalhadores treinados.
Durabilidade
Uma das características benéficas do revestimento de parede em aço inox está relacionada a sua durabilidade, pois o aço inox é um material resistente a corrosão e as variações de temperatura.
Durabilidade
A facilidade na limpeza do revestimento de parede em aço inox, é um fator que precisa ser considerado. Mantê-lo limpo não requer o uso de produtos específicos, produtos simples com detergente e água é o suficiente para limpá-lo.
Aplicabilidade
O aço inox é um material de fácil manuseio, portanto, dobras e cortes são facilmente realizados. Por esse motivo, o revestimento de parede em aço inox é uma excelente opção para usá-lo em fachadas, em combinação com outros tipos de materiais como tijolos ou cerâmicas podem compor um visual inovador e requintado. O revestimento de parede em inox pode favorecer ambientes internos, como por exemplo, em residências no hall, salas, cozinhas, banheiros.  Em empresas, nas fachadas, no hall, corredores, salas, entre outros ambientes.
É importante, mencionar que a aplicação do revestimento de paredes em ambientes como os de laboratório vem crescendo, principalmente por agregar a esses ambientes o requinte do inox e por proporcionar facilidade nos procedimentos de higienização, exigidos nesses ambientes.
Custos e Beneficíos
Engana-se quem acredita que o investimento no revestimento de parede em aço inox e muito mais caro do que o investimento em outro tipo de material. Basta colocar na ponta do lápis, os custos iniciais, de instalação, conservação, limpeza e manutenção. Com certeza, os resultados serão surpreendentes, pois a economia com o revestimento de parede em aço inox é inegavelmente menor.
Se ficou em interessado em realizar a compra do revestimento de parede em aço inox, você precisa optar por um produto de qualidade superior, assim você terá em mãos um material duradouro e de primeira.
Conheça o revestimento de parede em aço inox produzido por uma das empresas que mais entendem de aço inox no Brasil, a Inox Nobre Industrial. A empresa conta com maquinário moderno para realizar o corte de aço, além disso, conta com mão de obra qualificada e sempre pronta para sanar as duvidas de seus clientes na hora de realizar a compra de revestimento de parede em aço inox.  Conheça esse e outros produtos da Inox Nobre Industrial.
O inox tem a fama de ser um material frio. Como resolver isso?
Ele tem que ser usado de forma coerente. Não vou adotá-lo no meio da sala, por exemplo. Posso criar algo decorativo, como o tampo de uma mesa de centro. Você também pode misturá-lo com outros materiais, rústicos ou não. Acho que precisamos quebrar essa resistência. Ele pode deixar os espaços lindos e conta com uma gama imensa de cores e acabamentos.

1- Como uma obra de arte, a escada de inox polido envolvida por finíssimos tirantes de aço foi concebida pelo escritório Edo Rocha Espaços Corporativos para uma empresa paulistana. Os cabos, fixados na laje e no piso (execução da Tetrabase), funcionam como elementos de segurança. Quanto à manutenção, basta usar produtos apropriados ao inox e pano macio, uma vez que substâncias e esponjas abrasivas riscam a superfície. Esses cuidados são indicados para todas as ideias mostradas nesta reportagem.





2-  Como a sala desta casa paulistana se abre para a piscina, o arquiteto Raul di Pace, da Di Pace e Di Pace, optou por fechá-la com portas de correr de vidro. Assim, com as esquadrias abertas, o living se transforma numa varanda. No encontro entre os dois vãos dos caixilhos, há uma coluna estrutural de concreto de 50 cm de diâmetro. “Para disfarçá-la, escolhi um revestimento de inox polido espelhado”, conta ele. A chapa, de 1,2 mm de espessura, curvada por meio do processo de calandragem, transformouse num cilindro que envolve o pilar. As pontas ficam unidas num perfil do mesmo material, aparafusado no concreto (execução da Latão Arte).




3- Durante a instalação, o painel sobre os panos de vidro desta casa em Povoa de Varzim, Portugal, já chamava a atenção. “A vizinhança parava para dizer que reconhecia as siglas, símbolos das suas famílias, recortadas com laser nas chapas de aço”, lembra o arquiteto português José Cadilhe, responsável pela reforma  ”Quis valorizar as tradições locais e ao mesmo tempo trazer uma solução incomum", completa. O arquiteto também escolheu o inox por sua resistência à corrosão, já que Povoa é uma cidade portuária. Na composição, as duas fileiras superiores se abrem como se fossem janelas do tipo camarão. Embaixo, parte das chapas funciona como porta.








4-  Na forma de uma coluna retangular, a coifa de aço escovado desta cozinha da Delta, em São Paulo, inspirou a escolha do revestimento da parede logo atrás. “Optei pelo mesmo material, mas numa configuração diferente. Por isso, em vez de chapas, escolhi pastilhas de aço inox”, fala Sidnei del Vai, sócio-proprietário da empresa. Ele encomendou peças nas versões polida e escovada (2,5 x 2,5 cm, Vidro Real), que tiveram a paginação predefinida por computador. O assentamento pode ser feito com argamassa para pastilhas de vidro; já o rejunte pede versões isentas de areia, como o epóxi, que não é abrasivo.













5-  Quem visita esta construção em São Paulo se encanta com a elegância da entrada. “Fiz uma releitura das boiseries francesas do século 18, painéis de parede tradicionalmente montados com madeira e relevos”, conta o arquiteto paulista Carlos Rossi. Em sua concepção moderna, o revestimento compõe-se de chapas de aço inox (1,20 x 3 m, espessura de 1 mm) coladas na alvenaria. Sem máquinas para produzir as molduras, elas foram moldadas de forma artesanal e depois fixadas com cola na superfície (execução da Qualitinox).









6-  Uma escada sem graça dominava a cena neste dúplex paulistano de 90 m². “Por isso, resolvemos substituí-la por um modelo que realmente chamasse atenção pela beleza”, diz a arquiteta Consuelo Jorge. Ela desenhou uma peça toda de aço inox, com degraus de 78 cm de largura que ficam parcialmente em balanço (execução da Móveis Belart). “A robustez do metal, associada à espessura de 1 cm da chapa, garante estabilidade”, afirma. Cada degrau se configura como uma mão-francesa, aparafusada na viga de aço diagonal chumbada na alvenaria. Corrimãos do mesmo material conferem segurança.







7-  Impossível não se surpreender com o lavabo criado pelo arquiteto João Armentano, de São Paulo. “Revestimos todas as paredes com aço inox, que, além de belo, é resistente e higiênico”, explica o engenheiro Ricardo Cossermelli, da Sigla Construtora, que executou a obra. As chapas, com 2 x 1,50 m e espessura de 1,5 mm, têm acabamento escovado (Starinox). Foram coladas com adesivo especial em placas de compensado naval aparafusadas na alvenaria. O piso ganhou placas de pedra limestone bateig blue (Pedras Primavera).








8-  Concebido na década de 70, este apartamento na praia de Boa Viagem, em Recife, recepcionava os visitantes com uma porta de madeira e vitrais, típica de sua época. Contratados para a reforma, os arquitetos pernambucanos Turíbio Santos e Zezinho Santos buscaram imprimir ares mais contemporâneos no imóvel. Agora, o hall dos elevadores exibe uma imponente porta de correr (2 x 2,10 m, com espessura de 4 cm) feita de madeira e revestida de aço inox escovado – as chapas do material foram coladas na superfície (execução de Zé do Peixe). Roldanas que correm num trilho oculto no forro garantem o movimento das divisórias.







9-  Eletrodomésticos e outros itens de aço inox para a cozinha são o carro-chefe da marca Viking. Por isso, quando desenhou a porta de entrada da loja numa sofisticada rua da capital paulista, o arquiteto Toninho Noronha designou o mesmo material na sua produção. As medidas generosas da peça pivotante, de 2,36 x 1,88 m, atendem às normas de acessibilidade e lhe conferem ares suntuosos. Servindo de moldura à placa de vidro temperado (10 mm, da J&G Vidros), há quatro perfis de aço inox (execução da Mark Steel) O metal também aparece como revestimento no batente da porta. Ali, permanece colado em placas de compensado fixadas na alvenaria.









10-  Tela de fios de inox usada para revestir painéis, móveis, paredes e forros de áreas internas e externas. Fabricada pela Telas MM, tem 1 m de largura e comprimento de até 3 m. Na Innova, R$ 130 o metro.












11- De inox semifosco (liga 304), a telha LR 40 serve de cobertura, revestimento de fachada e parede. Mede 98 cm de largura, com altura sob encomenda e 0,5 mm de espessura. Da Perfilor, R$ 86,55 o metro.



12- Para colorir a chapa de inox (liga 304), a Inoxcolor usa um processo eletroquímico que cria uma camada de óxido de cromo e aumenta a resistência à corrosão. Tem sete tons e custa R$ 530 (a placa de 2,40 m2 e 0,6 mm de espessura).


13- Uma chapa de inox dobrada compõe o rodapé da Innova. Há versões para áreas internas (liga 430, R$ 16 o metro) e externas (liga 304, R$ 22 o metro). Medidas: 5 cm de altura, 3,8 cm de largura e até 3 m de comprimento.

14- Inspirado nos revestimentos das academias, o piso Podotátil (28,5 x 28,5 cm), da linha Petrus, atende a pessoas com deficiência visual. Da Mozaik, tem acabamento microtexturizado e custa R$ 56 cada um.


15- Pastilhas de 10 x 10 cm compõem a linha Brushed Metalic, fabricada pela Colormix. Feita de inox escovado, ela é bem-vinda em paredes internas e externas. A placa de 30 x 30 cm sai por R$ 60.


16- Nas pastilhas da série Inox Premium, da Forminox, o acabamento é polido e os formatos, variados. Próprias para cobrir paredes internas e externas. A placa (31 x 31 cm) vale R$ 68, na Única Laminados.


17- O inox escovado (liga 304) forma a pastilha Mondrian, que pode cobrir paredes de toda a casa, inclusive em regiões litorâneas, pois resiste à maresia. Mede 10 x 10 cm e custa R$ 333,50 o m², na Revsteel.


18- Cinco pequenas peças de inox escovado compõem mosaicos de 5 x 5 cm para revestir paredes internas e externas. Da série Brushed Metalic, a placa de 26,5 x 26,5 cm custa R$ 60, na Colormix.


19- Estampas de flores inspiradas em arabescos enfeitam as pastilhas (5 x 5 cm) da linha Nouvelle. Vêm em peças de 30 x 30 cm e podem ser usadas em pisos internos ou paredes. Da Mozaik (R$ 141 cada uma).



20- Bisotê é o nome da coleção de pastilhas de inox polido (5 x 5 cm), que têm bordas com acabamento semelhante ao de espelhos. São encontradas em placas (30 x 30 cm), por R$ 81 a unidade. Da Mozaik.


21- A chapa de laminado com acabamento de folha de inox escovado, da Formica, reveste paredes internas. Tem espessura de 1,3 cm e mede 3,08 x 1,25 m. Na Única Laminados, R$ 532 a unidade.


* Preços aproximados pesquisados em janeiro de 2011.

Como colar chapas de aço inox na parede

Instruções

1- Lave a parede com detergente líquido e água, usando uma esponja para remover os detritos. Deixe-a secar e depois lixe-a com uma lixa número 80. Isso possibilita que o adesivo grude na parede de maneira mais firme.

2- Aplique adesivo ou vedação de silicone à parte de trás de cada chapa de aço inox. Coloque gotas nos cantos e cubra o restante com uma linha em zigue-zague.

3- Pressione a chapa firmemente contra a parede. Dependendo do tipo de adesivo utilizado, talvez seja necessário retirar a chapa e pressioná-la novamente contra a parede, aplicando pressão de maneira firme e uniforme. Siga as instruções na embalagem do adesivo para saber quanto tempo deve-se pressionar até que ele fique firme. Alguns adesivos necessitam que as bordas da chapa sejam grudadas na parede com fita adesiva, até aderir.

4- Deixe as chapas descansarem por uma noite. Limpe-as com um limpador de aço inoxidável e um pano macio. Isso retira todas as marcas de dedo.

Referências
http://casa.abril.com.br/materiais-construcao/9-ideias-para-usar-inox-em-fachadas-paredes-escadas/
http://www.ehow.com.br/colar-chapas-aco-inox-parede-como_34962/