terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

13-Ladrilhos hidráulicos e mosaicos


O ladrilho hidráulico é usado há muito tempo e sua origem remonta aos antigos mosaicos bizantinos, criados para decorar pisos e paredes e expressar arte e religiosidade. O ladrilho foi muito aplicado na Europa como revestimento de parede e piso. Os ladrilhos importados para o Brasil vinham de Portugal, da França e da Bélgica. No final do século XIX, os segredos das técnicas de manufatura do ladrilho foram passados aos imigrantes residentes no Brasil e começaram a ser instaladas aqui fábricas.

As peças são feitas com areia, cimento, pó de mármore, pedras e corantes minerais, em moldes de ferro, um a um, em um processo completamente artesanal. Ao final da produção, depois de prensado, o material é submerso em água por 24h, por isso o nome de ladrilho hidráulico. Para fazer uma placa, o ladrilheiro coloca tinta em cada um dos orifícios do molde. A partir da escolha do molde é possível criar as mais diversas cores e paginações: borda, tapetes, contínuos, florais, patchwork, etc. As peças são produzidas com espessuras que variam de 1,6 a 2cm, os ladrilhos feitos para paredes tem cerca de 1 cm pois precisam ser mais leves, e as diferenças entre elas devem ser compensadas na quantidade de massa colante.
Por serem peças artesanais e quase exclusivas  pode sair caro, uma alternativa são adesivos que imitam esse tipo de material. Os adesivos já vêm cortados no tamanho 15x15cm, então é só destacá-los da cartela e aplicar sobre o azulejo. O ladrilho dá vida ao ambiente e ainda trás um toque de arquitetura colonial a ambientes modernos.

Para revestir paredes, os mosaicos também são muito interessantes, podendo formar padrões ou desenhos elaborados, para aplicar um mosaico é mais complicado que aplicar ladrilhos hidráulicos.


                                                               Como aplicar o mosaico em pisos ou paredes:

1. Riscar com lápis a área onde será aplicado o mosaico.
2. Preparar a argamassa com  água.
3. Aplicar uma camada de argamassa dentro da área riscada de maneira suficiente para a massa penetrar até a metade da espessura das peças. Logo após fazer riscos leves na argamassa.
4. Aplicar o mosaico certificando-se que todas as peças estejam coladas com muita atenção para bordas e cantos. Usar um martelinho de borracha para assentar as peças até que a massa se espalhe mas sem cobrir a superfície. Em caso de paredes, após a aplicação, moldar todas as laterais com a massa(contorno).
5. limpar delicadamente todo o excesso de argamassa sobre o mosaico com um pano macio e úmido.

                                                                                                  rejuntar:
1. Rejuntar no mínimio 24h após, ou quando a argamassa já estiver completamente seca.
2. preparar o rejunte como se fosse uma massa de bolo, até conseguir uma consistência firme e maleável.
3.Aplicar o rejunte com uma espátula por toda a superfície do desenho, preenchendo os intervalos entre as peças.
4. Retirar o excesso do produto, esperar secar de 15 a 30 min, limpar a superfície com uma esponja macia e úmida, por último passar um pano úmido e também macio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário